Vernizes

Os vernizes são essenciais para a protecção das pinturas, existindo em diferentes tipos e qualidades. Existem duas categorias principais de vernizes, os de acabamento e os de retoque.

 

Vernizes para Óleos

verniz oleo

Os vernizes de retoque podem ser utilizados como verniz temporário e para conferir um protecção temporária a pinturas recentemente concluídas. As pinturas devem secar o máximo de tempo possível(pelo menos um mês) antes de se aplicar o verniz de retoque. A aplicação de um verniz de retoque não impede o uso de um verniz de acabamento, embora seja sempre preciso um tempo de secagem antes de aplicar o verniz de acabamento.

Os vernizes de acabamento deve ser aplicado apenas quando a pintura secou completamente, processo que leva no mínimo seis meses. Estes vernizes devem ser claros e resistente ao amarelecimento, proporcionarem protecção contra sujidade e poeira, conferir uma luminosidade uniforme à superfície da pintura e ser facilmente removível ou reversível. Estes vernizes podem ser aplicados usando um pincel ou um aerossol. Não é recomendado usar um pano para aplicar o verniz.

varnish

Dispomos de vernizes de retoque e acabamento, numa gama alargada de qualidades tanto em liquido como aerossol.

Winsor & Newton

- Verniz em Aerossol Brilhante, Mate e Satinado.

LeFranc & Bourgeois

- Verniz em Aerossol Brilhante e Mate.

Talens

- Verniz em Líquido Brilhante e Mate.

 

Vernizes para Acrílicos

acrylic varnish

Estes são revestimentos finais que protegem as pinturas da gordura e da sujidade. No mínimo um acrílico deve secar durante uma semana, para se obter melhores resultados. Os vernizes também podem ser misturados, para se obter diferentes acabamentos.

Ao se aplicarem não se deve sobrecarregar de verniz a superfície da pintura. Para não se formarem bolhas que podem depois secar debaixo da pintura, deve-se aplicar o verniz com um pincel e de forma continuada.

A pintura deve depois ser guardada num local seco, protegido do vento e do pó.

verniz acrilico

Dispomos de vernizes de retoque e acabamento, numa gama alargada de qualidades tanto em liquido como aerossol.

Winsor & Newton

- Verniz em Aerossol Brilhante, Mate e Satinado.

LeFranc & Bourgeois

- Verniz em Líquido Brilhante, Mate.

- Verniz em Aerossol Brilhante, Mate.

Talens

- Verniz em Líquido Brilhante, Mate.

 

 

 

Verniz para Gravura

verniz gravura

Nestas pinturas podemos aplicar vernizes em bola ou em líquido. Os vernizes em bola são aplicados sobre a superfície da gravura aquecida, com técnicas diferentes dependendo do tipo e qualidade do verniz. Os vernizes Líquidos são aplicados usando um pincel maleável ou directamente sobre a superfície da gravura inclinada.

Dispomos de vernizes para gravar, retoque e acabamento da Charbonnel, numa gama alargada de qualidades tanto em líquido como em bola.

- Verniz de bola preta mole e duro.

- Verniz de bola branco mole e duro.

- Verniz líquido negro satinado lamour: 75mL, 250mL.

- Verniz líquido negro de recubrir lamour: 75mL, 250mL, 1L.